segunda-feira , 17 março 2025
    Esportes

    Acordo encerra disputa que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

    acordo-encerra-disputa-que-afastou-ednaldo-rodrigues-da-presidencia-da-cbf

    Dirigente chegou a ser destituído do cargo em 2023 devido a questionamentos sobre alterações no processo eleitoral; na próxima eleição, Ronaldo Fenômeno deve se candidatar ao posto

    Rodrigo Ferreira/CBF

    Ednaldo Rodrigues dá coletiva

    Segundo Gilmar Mendes, intervenção deve acontecer apenas quando uma entidade aprovar normas que violem a Constituição ou a legislação

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ex-dirigentes firmaram um acordo, protocolado nesta sexta-feira (24) no Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece as legalidades da eleição para presidente da entidade. Dessa forma, Ednaldo Rodrigues deve ser mantido definitivamente no cargo e se encerra uma longa disputa que questionava a legitimidade do dirigente. Antes da eleição de Ednaldo, em março de 2022, o MP-RJ havia questionado mudanças de regras internas da CBF. Quando Ednaldo foi eleito, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado entre entidade e Procuradoria, para conferir estabilidade ao pleito.

    cta_logo_jp

    Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

    Em dezembro de 2023, o TJ-RJ julgou a legalidade do TAC e anulou as assembleias da CBF que alteravam o formato da eleição em vigor quando Ednaldo foi eleito. Assim, o presidente foi afastado do cargo, o que gerou preocupação da Conmebol e da Fifa, que chegou a nomear um interventor. O STF iria retomar em 14 de março o julgamento que definiria o futuro de Ednaldo Rodrigues na CBF, conforme previsão do gabinete do ministro Flavio Dino, que pediu vistas dos autos em outubro. A corte deveria julgar se seria mantida ou derrubada uma liminar que reconduziu o dirigente ao comando da entidade.

    A medida foi expedida por Gilmar Mendes, que foi também o único a votar antes da suspensão do julgamento. Gilmar Mendes manteve a posição favorável ao mandato de Ednaldo e defendeu que o STF deve proibir a intervenção estatal em questões internas das entidades desportivas, “em particular em relação àquelas veiculadas à autonomeação e ao autogoverno” dessas instituições. Segundo o ministro, a intervenção deve acontecer apenas quando uma entidade aprovar normas que violem a Constituição ou a legislação, ou em casos de investigação de casos penais e administrativos.

    Enquanto isso, a política nos bastidores da CBF continua. Recentemente, foi aprovada uma alteração do estatuto da entidade, garantindo que presidentes da confederação poderão se reeleger duas vezes, mantendo-se no cargo por três mandatos consecutivos. A regra que vigorava até então permitia que apenas dois mandatos seguidos fossem cumpridos, com somente uma reeleição. A decisão foi aprovada por unanimidade pelas federações. A ideia é aproximar o novo estatuto da instituição de outros órgãos reguladores do futebol como Conmebol e Fifa, que seguem a mesma regra.

    Na próxima eleição, diferente de 2017, quando Ednaldo não teve concorrentes, Ronaldo Fenômeno será candidato. O ex-jogador já articula apoios, inclusive com a escolha do tetracampeão Mauro Silva como um de seus vices.

    *Com informações do Estadão Conteúdo
    Publicado por Matheus Lopes

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    joao-fonseca-alcanca-melhor-ranking-da-carreira-e-mira-masters-de-miami-para-consolidar-boa-fase
    Esportes

    João Fonseca alcança melhor ranking da carreira e mira Masters de Miami para consolidar boa fase

    Jovem Pan > Esportes > João Fonseca alcança melhor ranking da carreira...

    cbf-marca-eleicoes-presidenciais-para-dia-antes-do-aguardado-confronto-entre-brasil-e-argentina-pelas-eliminatorias
    Esportes

    CBF marca eleições presidenciais para dia antes do aguardado confronto entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias

    Jovem Pan > Esportes > Futebol > CBF marca eleições presidenciais para...

    joao-fonseca-conquista-titulo-no-challenger-de-phoenix-e-sobe-no-ranking-da-atp
    Esportes

    João Fonseca conquista título no Challenger de Phoenix e sobe no ranking da ATP

    Brasileiro superou o tenista casaque Alexander Bublik na final do Challenger de...

    draper-e-rune-vencem-e-farao-final-do-masters-1000-de-indian-wells-neste-domingo
    Esportes

    Draper e Rune vencem e farão final do Masters 1000 de Indian Wells neste domingo

    Britânico venceu Alcaraz por 2 sets a 1, enquanto o dinamarquês, Medvedev,...