A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a reprogramação do primeiro voo de repatriação de brasileiros saindo do Líbano. Em nota assinada em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Defesa (MD), a FAB informou que a decolagem do aeroporto de Beirute será feita amanhã (5).
“O primeiro voo operado pela Força Aérea Brasileira de repatriação de brasileiros no Líbano foi reprogramado para decolar amanhã, 5/10. Os passageiros incluídos no voo estão recebendo as orientações para embarque no aeroporto de Beirute”, diz o texto.
O comunicado também reitera o alerta para que sejam seguidas as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais.
No caso de brasileiros que tenham condições de arcar com os custos para deixar o país, a orientação é que procurem deixar o território libanês por meios próprios, uma vez que o aeroporto de Beirute continua em operação para voos da companhia libanesa Middle East Airlines.
Mais cedo, a CNN adiantou que o voo seria atrasado inicialmente em 24 horas por questão de segurança. O motivo do atraso foram os bombardeios nas proximidades do aeroporto onde a aeronave pousará se intensificaram nas últimas horas.
O KC-30 tinha previsão de chegar a Beirute por volta das 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira (4). Com isso, a previsão de retorno ao Brasil, inicialmente prevista para a manhã de sábado, também fica adiada em ao menos 24h.
Serão 215 passageiros repatriados na primeira fase da operação Raízes de Cedro. Conforme informou o chanceler Mauro Vieira em coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira (3), as prioridades serão, respectivamente, brasileiros não-residentes e brasileiros residentes. Dentro dos dois grupos, serão priorizados casos assegurados por lei: idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel
Deixe um comentário