A Confederação Nacional do Comércio (CNC) revisou para cima a expectativa para o turismo no Brasil em 2024 e agora prevê alta de 2,9%, ante previsão de 2,7%.
O cenário mais otimista vem após dados da Embratur mostrarem que, entre janeiro e maio, o número de turistas internacionais no país foi ao maior patamar desde 2018 e as receitas ultrapassaram US$ 3 bilhões.
A análise da CNC também aponta que o volume de serviços turísticos tem demonstrado consistência e apresenta alta de 4% nos últimos doze meses até maio.
A entidade analisa ainda que a desvalorização do real favorece o aumento do fluxo de viajantes vindos de fora do Brasil, e destaca que a moeda brasileira foi a quinta do mundo a sofrer maior perda de valor na primeira metade de 2024.
Dados publicados pela Embratur apontam que de janeiro a maio deste ano foi registrada a chegada de 3,26 milhões de turistas ao Brasil.
O número representa um aumento em comparação com o número do ano anterior, de 3,01 milhões, e é o maior registrado para o período desde 2018, quando 3,44 milhões de pessoas chegaram ao país a turismo.
O principal meio utilizado para entrar no Brasil foi o aéreo, que representa mais de 60% do total das chegadas.
A CNC destaca ainda que houve resultado significativo com relação às receitas do setor. O fluxo de receitas internacionais com turistas chegou a US$ 3,2 bilhões e foi o maior registrado desde os primeiros levantamentos da Embratur, em 2013.
O valor representa ainda um crescimento de mais de 17% em comparação com o mesmo período de 2023.
Deixe um comentário