domingo , 10 novembro 2024
    Internacional

    Com 96% das urnas apuradas, segundo boletim do CNE dá 51,9% a Maduro

    com-96%-das-urnas-apuradas,-segundo-boletim-do-cne-da-51,9%-a-maduro

    O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela apresentou nesta sexta-feira (2) o segundo boletim da eleição de domingo (28), com 96,87% das urnas apuradas. Segundo o boletim, o atual presidente Nicolás Maduro estava com 51,95% dos votos contra 43,18% do candidato opositor, Edmundo González. Os demais candidatos somavam 4,86% da preferência dos eleitores e 0,41% tinham votado nulo.

    O poder eleitoral informou que 59,97% dos 21,3 milhões de venezuelanos aptos a votar participaram do pleito. De acordo com os dados do CNE, Maduro teve 6,4 milhões de votos e González, 5,3 milhões. O CNE não informou quando publicará as atas eleitorais desagregadas por mesa de votação, pedido que foi feito por países como Brasil, México e Colômbia.

    Os dados foram anunciados pelo presidente do conselho, Elvis Amoroso, que justificou a demora na publicação dos dados em função de um ataque cibernético contra as telecomunicações da Venezuela.

    “Ataques informáticos massivos de diferentes partes do mundo contra a infraestrutura tecnológica do Poder Eleitoral e das principais empresas de telecomunicações do Estado atrasaram a transmissão das atas e o processo de divulgação dos resultados. A agressão terrorista inclui o incêndio de gabinetes eleitorais regionais, centros de votação e centros de transmissão de contingências. Apesar do exposto, o poder eleitoral, até a data de hoje, conseguiu transmitir a maioria das atas”, afirmou o chefe do CNE

    Elvis Amoroso não informou sobre a publicação das atas por mesa eleitoral. No boletim nº 1, divulgado na madrugada da última segunda-feira (29), com 80% das urnas apuradas, o CNE havia dado 51,21% dos votos para Maduro e 44% para Edmundo.

    A oposição tem contestado esses resultados e publicado supostas atas eleitorais em um site na internet que mostrariam a vitória de Edmundo. Nesta quinta-feira (1º), o governo dos Estados Unidos reconheceu os dados apresentados pela oposição.

    O presidente Nicolás Maduro entrou com um recurso no Tribunal Superior de Justiça (TSJ) do país pedindo uma investigação sobre o resultado. Uma audiência foi marcada na Corte Suprema nesta sexta-feira para iniciar as investigações do processo eleitoral.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    saiba-como-participar-do-g20-social
    Internacional

    Saiba como participar do G20 Social

    O Rio de Janeiro sediará na próxima semana o G20 Social, com...

    brasil-manifesta-preocupacao-com-violencia-apos-eleicoes-em-mocambique
    Internacional

    Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

    O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota no fim da manhã...

    urban-20:-evento-no-rio-reune-prefeitos-de-mais-de-60-cidades
    Internacional

    Urban 20: evento no Rio reúne prefeitos de mais de 60 cidades

    O Rio de Janeiro vai sediar o Urban 20 (U20), o encontro...

    alianca-global-contra-a-fome-ja-tem-“numero-significativo”-de-adesoes
    Internacional

    Aliança Global contra a Fome já tem “número significativo” de adesões

    A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza já conta com...