Duas propostas foram apresentadas na Câmara dos Deputados para homenagear o apresentador Silvio Santos, falecido no último sábado (17), aos 93 anos.
A criação do Prêmio Silvio Santos de Comunicação foi sugerida pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). Já o deputado Gilvan Maximo (Republicanos-DF) propôs criar a Medalha Silvio Santos. Ambos seriam concedidos pela Câmara.
As propostas ainda precisam ser votadas pelos deputados. Por serem projetos de competência privativa da Casa, os textos não precisam ser analisados pelo Senado.
O prêmio “com outorga de medalha” seria concedido anualmente “a um comunicador cujos trabalhos e ações merecem especial destaque no país”.
A definição de quem receberá o prêmio será feita pela maioria dos deputados integrantes da Mesa Diretora após a indicação dos nomes pelos líderes partidários. A entrega deverá ser feita em sessão solene na primeira quinzena de dezembro.
Para Aureo Ribeiro, o reconhecimento “não é apenas um tributo a um grande comunicador, mas também um guia para as futuras gerações de profissionais da comunicação, inspirando-os a buscar a excelência, a inovação e o compromisso com o público”.
Reconhecimento para instituições
Já a medalha sugerida por Gilvan Máximo poderá ser concedida para pessoas ou instituições “que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à promoção, ou ao avanço da comunicação, entretenimento, filantropia e empreendedorismo no Brasil”.
A premiação seria concedida a dez pessoas e cinco instituições públicas ou privadas. Qualquer deputado poderá sugerir agraciados, que serão avaliados por uma comissão julgadora formada pela Segunda Secretaria e pela Comissão de Comunicação e Audiovisual da Câmara.
O autor afirma que a medalha é um reconhecimento ao legado de Silvio Santo e a sua “imensurável contribuição ao Brasil”.
O deputado afirma que a “honraria será concedida àqueles que, seguindo os passos de Silvio Santos, dedicam suas vidas à promoção da comunicação, entretenimento, empreendedorismo e filantropia no país”.
Despedida de Silvio Santos
Durante o fim de semana, políticos e autoridades lamentaram a morte de Silvio Santos e prestaram homenagens ao comunicador nas redes sociais. O Senado Federal decretou luto oficial de três dias.
Considerado um ícone da televisão brasileira, Silvio Santos faleceu no Hospital Israelita Albert Einstein, onde estava internado desde o início do mês, em decorrência de uma “broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”.
Ele foi enterrado na manhã deste domingo (18) após uma cerimônia judaica, no cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo.
Deixe um comentário