segunda-feira , 17 março 2025
    Saúde

    Emergências dos hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes são reabertas

    emergencias-dos-hospitais-do-andarai-e-cardoso-fontes-sao-reabertas

    As emergências dos hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes, nas zonas norte e oeste do Rio de Janeiro, foram reabertas nesta segunda-feira (3). Segundo a prefeitura da cidade, a reabertura vai ampliar a oferta de assistência hospitalar. A medida também faz parte de um cronograma de revitalização completa dos hospitais, que já receberam melhorias desde a transição administrativa entre governo federal e município, formalizada em dezembro de 2024.

    As ações para a reabertura dos serviços incluem reparos emergenciais, reforma de salas e consultórios, limpeza das instalações e contratação de 370 profissionais de saúde ao todo, entre médicos e enfermeiros. 

    Em um primeiro momento, os serviços funcionarão em espaços provisórios. Com as obras, que têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026, as unidades contarão com centros de Emergência Regional, nos mesmos moldes dos grandes hospitais de urgência e emergência da rede municipal, além de ambulatórios e serviços de alta complexidade.

    “Hoje reabrimos duas emergências fundamentais para a cidade do Rio. O Hospital do Andaraí é uma unidade com mais de 80 anos e é essencial para essa região da cidade. Com a reabertura, será possível oferecer atendimento com maior qualidade à população. Quando a emergência do Andaraí fechou, o Hospital Souza Aguiar ficou sobrecarregado. Além disso, quando a emergência do Cardoso Fontes foi restrita, o Hospital Lourenço Jorge também teve sobrecarga. Então, mesmo sendo em um espaço temporário, é muito importante que esses dois hospitais voltem a ter emergência para aliviar os atendimentos de outras unidades”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

    As novas emergências têm capacidade para 400 atendimentos diários cada. Com o fim das obras, a expectativa é que, juntos, os hospitais tenham capacidade para quase 500 mil procedimentos por ano. O Hospital do Andaraí, que hoje tem cerca de 300 leitos, passará a ter 450, e o Cardoso Fontes, que conta com 120 leitos, chegará a 250. Com isso, as unidades terão 700 leitos no total.

    No Hospital do Andaraí, o cronograma de entregas inclui reformas das enfermarias, modernização dos centros de imagem, do parque tecnológico e outras readequações estruturais. Já no Hospital Cardoso Fontes, o planejamento prevê a abertura de uma nova ala pediátrica, um novo centro de imagem e melhorias nos Centros de Tratamento Intensivo (CTI), além da revitalização das instalações.

    Hospital do Andaraí

    O Hospital do Andaraí é referência em assistência médica na região da Grande Tijuca. Como unidade de média e alta complexidade, oferece atendimento hospitalar, ambulatorial e de emergência referenciada, incluindo cuidados oncológicos. Entre seus serviços, destacam-se microcirurgia, cirurgia plástica, suporte a grandes traumas e um Centro de Tratamento de Queimados, acompanhando os pacientes desde a regulação até a intervenção cirúrgica.

    Hospital Cardoso Fontes

    O Hospital Cardoso Fontes é uma referência em atendimento de média e alta complexidade na zona oeste da cidade. A unidade se destaca por sua atuação em fisioterapia oncológica, ginecologia, nefrologia – incluindo tratamentos para crianças com insuficiência renal –, pneumologia e urologia. Além disso, seu serviço odontológico para pacientes que necessitam de cuidados especiais, com aplicação de anestesia geral, é um dos principais referenciais do Sistema Único de Saúde no estado.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    rio-amplia-para-18-anos-faixa-etaria-para-vacinacao-da-dengue
    Saúde

    Rio amplia para 18 anos faixa etária para vacinação da dengue

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro ampliou o...

    rio-confirma-dois-casos-de-sarampo-na-baixada-fluminense
    Saúde

    Rio confirma dois casos de sarampo na Baixada Fluminense

    A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, nesta sexta-feira...

    justica-concede-pensao-a-filha-de-ex-interna-de-colonia-de-hanseniase
    Saúde

    Justiça concede pensão a filha de ex-interna de colônia de hanseníase

    Quando Claudia Leite Pinto nasceu, em 1983, a hanseníase já tinha cura....

    mau-humor-e-falta-de-foco-podem-indicar-disturbios-do-sono
    Saúde

    Mau humor e falta de foco podem indicar distúrbios do sono

    Sensação de cansaço constante, dificuldade para dormir ou agitação são sintomas que...