terça-feira , 5 novembro 2024
    Geral

    Ferramenta permite comparar situação de equidade racial e de genero

    Uma nova ferramenta do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) possibilita gratuitamente a qualquer empresa, instituto ou fundação, comparar a composição racial e de gênero de seu quadro de funcionários com as demais organizações de sua região, e também com a composição da população local.

    A ferramenta, chamada de Radar CEERT, utiliza como fontes a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

    “É possível que as organizações coloquem informações na plataforma, quantidade de mulheres e homens brancos, ou mulheres e homens negros, quantos em cargos de liderança, por exemplo. O sistema faz automaticamente uma comparação, tanto com setor daquela empresa, como com a população, e devolve a ela esse recorte”, explica o sociólogo e coordenador da área de Estatística do CEERT, Mário Rogério Silva.

    De acordo com o sociólogo, a comparação abre caminho para que as organizações corrijam, nas próximas contratações de empregados, eventuais desequilíbrios nos seus quadros funcionais em comparação à diversidade local ou das empresas pares. 

    “Se estou em uma organização na Bahia, então a proporção de negros tem que estar condizente com a realidade da Bahia. Se eu estou em São Paulo, a realidade e as referências precisam ser de São Paulo.  A gente quer que as instituições se olhem e vejam como estão seus pares, vejam como está a sociedade, e tentem trazer essa diversidade de forma a contemplar todos os grupos que ali estão presentes”, acrescenta Silva.

    Além da plataforma, as empresas podem acessar um guia com orientações para a realização de ações concretas e práticas em relação à equidade racial e à diversidade. “O guia faz parte da plataforma e apresenta dados gerais. Mostra como podem ser feitos os diagnósticos e reflete sobre temas como governança, engajamento, papel da liderança, do RH e da comunicação”, destaca a autora do guia, Júlia Rosemberg, psicóloga e consultora em relações raciais e de gênero do CEERT. 

    A plataforma Radar CEERT pode ser acessada em site.

    Fonte

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    justica-condena-mulher-por-injuria-contra-segurancas-de-flavio-dino
    Geral

    Justiça condena mulher por injúria contra seguranças de Flávio Dino

    A Justiça do Distrito Federal condenou uma mulher por injúria racial contra...

    mais-de-1,45-mi-de-familias-passaram-a-ter-dividas-nos-ultimos-anos
    Geral

    Mais de 1,45 mi de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos

    Estudo feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado...

    bebe-brasileira-de-1-ano-de-idade-e-morta-em-bombardeio-de-israel
    Geral

    Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

    Uma bebê brasileira de cerca de 1 ano de idade, identificada como...

    dolar-cai-para-r$-5,78-em-dia-de-alivio-no-mercado
    Geral

    Dólar cai para R$ 5,78 em dia de alívio no mercado

    Em um dia de alívio para o mercado financeiro, o dólar teve...