quarta-feira , 19 março 2025
    Geral

    Filhos de ambulantes acolhidos por projeto social desfilam na Sapucaí

    filhos-de-ambulantes-acolhidos-por-projeto-social-desfilam-na-sapucai

    Os filhos de ambulantes que trabalham nas proximidades da Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí, voltam a ser acolhidos, a partir de hoje (7) e neste sábado (8), no desfile das escolas campeãs pelo projeto ‘Carnaval Criança Carioca’, coordenado pela 1ª Vara da Infância e da Juventude Protetiva do Tribunal de Justiça do Rio.

    Nesta sexta-feira, no desfile das Escolas Mirins, a criançada vai poder desfilar na Escola de Samba Nova Geração do Estácio. 

    A Escola Estácio de Sá doou ao projeto da Justiça as fantasias de duas alas para que as crianças e os adolescentes acolhidos enquanto seus pais trabalham possam ter a experiência de vivenciar um desfile na Passarela do Samba, local sempre visto de longe ou mesmo desconhecido da grande maioria. 

    A juíza Lysia Mesquita, titular da 1ª Vara da Infância e da Justiça Protetiva e coordenadora do projeto, disse que “além do abrigo seguro, das recreações e atividades lúdicas, da alimentação garantida e dos materiais escolares doados, as crianças poderão viver uma experiência cultural inédita”. Neste ano, a Nova Geração do Estácio apresentará na Avenida o enredo “Os Guardiões da Floresta”. 

    De sexta-feira, 28 de fevereiro, até terça-feira de carnaval (4) mais de 100 crianças e adolescentes ficaram resguardados pelo ‘Carnaval Criança Carioca’ enquanto seus pais e responsáveis vendiam mercadorias, como bebidas e churrasquinho, com tranquilidade nos arredores do Sambódromo. Ao final da jornada de trabalho, eles buscavam os filhos e retornavam para casa. 

    Nesta edição, estão disponíveis três espaços para abrigar crianças e adolescentes: Praça Reverendo Álvaro Reis (Cidade Nova), Praça Castelo Branco (Cidade Nova), Espaço de Desenvolvimento Infantil Rachel de Queiroz (Praça Onze) e a Central Carioca (Praça Onze), que vai receber o ônibus de games da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

    Nos locais serão oferecidas oficinas de maquiagem, trança, desenho, recreação, distribuição de kits escolares, lanches e até jantar. Durante o período de funcionamento do projeto são coletados dados para a construção de um perfil social das famílias atendidas, com o objetivo de encaixá-las em políticas públicas já existentes.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    rio-discute-medidas-contra-aumento-do-feminicidio
    Geral

    Rio discute medidas contra aumento do feminicídio

    Um crime contra mulheres é registrado a cada 72 horas no Rio...

    empreendedorismo-feminino:-informalidade-desafia-politicas-publicas
    Geral

    Empreendedorismo feminino: informalidade desafia políticas públicas

    Na vendinha de frutas na porta de casa, no carrinho de pipoca...

    copom-deve-elevar-selic-em-1-ponto-na-reuniao-de-hoje
    Geral

    Copom deve elevar Selic em 1 ponto na reunião de hoje

    Pressionado pelo preço dos alimentos e da energia, o Comitê de Política...

    cristo-redentor-reabre-ao-publico-depois-de-morte-de-turista
    Geral

    Cristo Redentor reabre ao público depois de morte de turista

    O monumento do Cristo Redentor reabriu ao público, na manhã desta terça-feira...