sexta-feira , 18 abril 2025
    Internacional

    Israel está ‘tomando territórios’ para ‘dividir’ Gaza em corredor de segurança, diz Netanyahu

    israel-esta-‘tomando-territorios’-para-‘dividir’-gaza-em-corredor-de-seguranca,-diz-netanyahu
    Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu
    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. 28/10/2023 – (ABIR SULTAN / POOL/AFP)

    Continua após publicidade

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira, 2, que as forças do país estão “tomando território” e que planeja “dividir” a Faixa de Gaza, de forma a criar um corredor de segurança controlado pelo governo israelense. A declaração ocorre poucas horas após o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, anunciar que o Exército pretende expandir a guerra contra o Hamas, iniciada em outubro de 2023, a fim de tomar “grandes áreas” no enclave palestino.

    Líder de um dos partidos ultrarreligiosos de extrema direita que sustentam o governo de Netanyahu, Katz defende que Israel deve controlar o território para combater o terrorismo, uma noção que vai contra o direito internacional, além de afastar ainda mais a solução de dois estados com a criação de um país para os palestinos.

    “Hoje à noite, mudamos de marcha na Faixa de Gaza. O Exército está tomando território, atacando os terroristas e destruindo a infraestrutura”, disse o premiê em declaração de vídeo. “Também estamos fazendo outra coisa – tomando a ‘rota Morag’. Esta será a segunda rota Philadelphi, outra rota Philadelphi”, acrescentou ele, referindo-se a um corredor controlado por Israel na fronteira Egito-Gaza.

    “Como estamos atualmente dividindo a faixa, estamos adicionando pressão passo a passo, para que nossos reféns nos sejam entregues.”

    Morag era um assentamento judeu que ficava entre Rafah e Khan Younis. O nome sugere, portanto, que um novo corredor foi estabelecido para separar as cidades ao sul. Após a eclosão da guerra, as Forças de Defesa de Israel (FDI) passaram a controlar zonas-tampão, como são chamadas áreas desmilitarizadas que dividem dois territórios, ao redor de Gaza. Ao todo, os soldados israelenses tomaram 62 km², ou 17% do território, desde 7 de outubro de 2023.

    Continua após a publicidade

    + Israel anuncia plano intensificar guerra e tomar ‘grandes áreas’ em Gaza

    Promessas de Katz

    A partir de segunda-feira, 31, Tel Aviv passou a emitir alertas para que os palestinos saiam do sul da Faixa, para onde a população de outras áreas foi enviada por orientação prévia das forças israelenses. No momento, Israel amplia as operações em Gaza. Nesta manhã, Katz afirmou que a ofensiva estava “se expandindo para esmagar e limpar a área de terroristas e infraestrutura terrorista e capturar grandes áreas”.

    Segundo ele, que não ofereceu muitos detalhes, esse território seria adicionado às “zonas de segurança” do estado de Israel. A ação foi condenada pelo Fórum de Famílias de Reféns. Segundo a organização que reúne parentes de pessoas capturadas pelo Hamas no início da guerra, em 7 de outubro de 2023, o governo Netanyahu passou a ver retorno de 59 cativos ainda mantidos em Gaza como “uma tarefa secundária” que havia sido “empurrada para o fim da lista de prioridades”.

    “Expandir a operação esta manhã aumentará a pressão sobre os assassinos do Hamas e também sobre a população em Gaza e avançará na conquista do objetivo sagrado e importante para todos nós. Peço aos moradores de Gaza que ajam agora para remover o Hamas e devolver todos os reféns. Esta é a única maneira de acabar com a guerra”, argumentou o ministro, na contramão do pedido das famílias.

    Um ataque aéreo a uma clínica de saúde em Jabaliya matou ao menos 19 pessoas nesta quarta-feira, entre elas nove crianças, de acordo com a agência de defesa civil palestina. A UNRWA, a agência das Nações Unidas para refugiados palestinos, disse em comunicado que a explosão atingiu “dois quartos no primeiro andar de um centro de saúde destruído”. O local servia de abrigo para 160 famílias.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    imprensa-peruana-critica-asilo-a-ex-primeira-dama:-‘corruptos-se-protegem’
    Internacional

    Imprensa peruana critica asilo a ex-primeira-dama: ‘Corruptos se protegem’

    Capa do tabloide peruano ‘Trome’ nesta quinta-feira, 17 de abril (./Reprodução) Continua após...

    estados-unidos-ameacam-deixar-acordo-de-paz-entre-russia-e-ucrania
    Internacional

    Estados Unidos ameaçam deixar acordo de paz entre Rússia e Ucrânia

    O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky,...

    retrato-de-menino-palestino-amputado-vence-principal-premio-da-world-press-photo-2025
    Internacional

    Retrato de menino palestino amputado vence principal prêmio da World Press Photo 2025

    Assine: Pague menos de R$ 9 por revista Retrato de Mahmoud Ajjour,...

    video:-imigrante-e-preso-apos-agentes-quebrarem-vidro-de-carro-em-operacao
    Internacional

    Vídeo: Imigrante é preso após agentes quebrarem vidro de carro em operação

    Agentes do ICE quebraram janela de carro para prender um guatemalteco ilegal...