O Mercado Livre divulgou nesta quarta-feira (6) avanço de 11% no lucro líquido do terceiro trimestre na comparação ano a ano, resultado abaixo do esperado pelo mercado, com custos de crédito e logística ofuscando uma expansão na receita.
O Mercado Livre registrou lucro líquido de US$ 397 milhões nos três meses encerrados em setembro, contra expectativa média de analistas de lucro de US$ 542 milhões, segundo estimativas compiladas pela LSEG.
A empresa, operadora de um marketplace presente em cerca de 20 países, registrou receita líquida de US$ 5,3 bilhões, resultado 35% superior a um ano antes, em linha com o esperado.
O volume de vendas (GMV) da companhia, que também é dona da fintech Mercado Pago, subiu 14% ano a ano, com as vendas em seu principal mercado, o Brasil, crescendo 34%, enquanto no México elas avançaram 27%.
O diretor financeiro do Mercado Livre, Martin de los Santos, disse à Reuters que a maior parte da pressão sobre o lucro no trimestre veio de investimentos da empresa para ampliar seu portfólio de cartões de crédito e logística de e-commerce.
“O que provavelmente aconteceu é que o mercado subestimou a quantidade de investimentos que estamos fazendo em cartão de crédito”, disse o executivo à Reuters, após ser questionado sobre o lucro abaixo do esperado.
O resultado operacional do Mercado Livre, medido pelo lucro antes de juros e impostos (Ebit), chegou a US$ 557 milhões no trimestre, declínio de quase 30% ano a ano e também abaixo das expectativas dos analistas de US$ 783 milhões. A margem Ebit chegou a 10,8%, de 18,2% um ano antes.
O portfólio de crédito do Mercado Pago atingiu US$ 6 bilhões no trimestre, alta de 77% ano a ano, seu ritmo mais rápido de crescimento desde o primeiro trimestre de 2022.
As ações do Mercado Livre, negociadas nos Estados Unidos, recuavam 9,2% no pós-mercado norte-americano, a US$ 1.922 cada, na sequência da divulgação do resultado.
Deixe um comentário