
Continua após publicidade
O papa Francisco caiu nesta quinta-feira, 16, e machucou o braço direito, informou o Vaticano, poucas semanas depois de outra queda ter resultado em um hematoma feio no queixo.
Embora não tenha quebrado o braço, o pontífice está usando uma tipoia por precaução, disse o porta-voz do Vaticano em um comunicado
Em 7 de dezembro, Francisco bateu o queixo na mesa de cabeceira, numa aparente queda que resultou em um hematoma feio.
+ Papa Francisco escolhe primeira mulher a comandar departamento do Vaticano
Questões de saúde
Aos 88 anos, o papa luta com questões de saúde, incluindo longos surtos de bronquite, e frequentemente precisa usar uma cadeira de rodas por causa de problemas nos joelhos. Ele usa um andador ou bengala para se movimentar em pelo Santa Marta, edifício adjacente à Basílica de São Pedro onde ele mora.
O Vaticano disse que a queda desta quinta-feira também ocorreu em Santa Marta. Depois do comunicado, Francisco foi visto em audiências com o braço direito em uma tipoia.
Continua após a publicidade
+ Papa Francisco revela ter sido alvo de tentativa de assassinato no Iraque em 2021
“Esta manhã, devido a uma queda na Casa Santa Marta, o Papa Francisco sofreu uma contusão no antebraço direito, sem fratura. O braço foi imobilizado como medida de precaução”, disse o comunicado.
Sem renúncia à vista
As especulações sobre a saúde de Francisco são constantes nos círculos do Vaticano, especialmente depois que o papa Bento XVI quebrou 600 anos de tradição ao anunciar sua renúncia, em 2013. Os assessores de Bento XVI atribuíram a decisão, vejam só, a uma queda que ele sofreu durante uma viagem ao México em 2012, após a qual determinou que não conseguiria atender às demandas do pontificado.
Francisco disse, no entanto, que não tem planos de renunciar tão cedo, mesmo que Bento tenha “aberto a porta” para a possibilidade. Em sua autobiografia “Esperança”, lançada mundialmente nesta semana, ele escreveu que não havia considerado renunciar, mesmo quando passou por uma grande cirurgia intestinal.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Deixe um comentário