Nos próximos dez anos, a produção agrícola do Brasil deve crescer 15,5%, atingindo 92,2 milhões de hectares, com aumentos em culturas como soja, milho da safra de inverno, arroz, feijão, sorgo e trigo.
Os números fazem parte do estudo “Projeções do Agronegócio, Brasil 2023/2024 a 2033/2034”, realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O texto ainda indica que esse crescimento será impulsionado por melhorias na produtividade e pela adoção de novas tecnologias.
De acordo com o Mapa, parte dessa expansão será apoiada pelo Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que oferece crédito especial para ajudar os agricultores a revitalizarem áreas que não estão produzindo bem.
Segundo o estudo, as culturas que mais vão aumentar são a soja, com 25,1% de crescimento na área plantada, seguida pelo milho da safra de inverno, que deve crescer 24,9%. Outras lavouras, como trigo, arroz e feijão, também apresentam aumentos significativos: 18,4%, 20,3% e 38,1%, respectivamente.
O consumo interno de produtos como milho, farelo e óleo de soja vai ajudar na produção de carnes, garantindo que o Brasil atenda às demandas do mercado interno e mantenha exportações de 24,7 milhões de toneladas de proteínas.
A produção de arroz deve aumentar 3,1 milhões de toneladas, alcançando 13,7 milhões de toneladas, o que será suficiente para cobrir o consumo interno de 10,8 milhões de toneladas e ainda permitirá exportações de 1,3 milhão de toneladas.
O milho deve atingir 153,1 milhões de toneladas, representando um crescimento de 32,3% em dez anos, com uma parte significativa da produção sendo usada para a fabricação de etanol.
A soja, principal grão do Brasil, deve chegar a 199,4 milhões de toneladas, enquanto o café pode alcançar 72 milhões de sacas, atendendo tanto o consumo interno quanto as exportações.
Essas projeções são revisadas anualmente e orientam tanto o governo quanto o setor privado sobre a produção, o consumo e a exportação de 28 produtos agrícolas, incluindo culturas como algodão, cana-de-açúcar, trigo, frutas e carnes. As estimativas ressaltam a importância do agronegócio brasileiro no cenário global.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
Deixe um comentário