
Continua após publicidade
Pelo menos dez pessoas morreram e outras 43 ficaram feridas após fortes tempestades atingirem o Paquistão, informaram autoridades nesta quarta-feira, 28. O número de vítimas ainda pode aumentar, visto que uma pessoa permanece desaparecida. As chuvas provocaram enchentes repentinas e destruíram casas, sobretudo, em áreas montanhosas do país.
Na Caxemira administrada pelo Paquistão, quatro mulheres e um homem morreram, enquanto outras três vítimas foram registradas na província de Khyber Pakhtunkhwa, no noroeste. Além disso, autoridades locais confirmaram mais duas mortes no Punjab. O alto funcionário do governo da Caxemira, Haroon Rasheed, informou à agência de notícias francesa AFP que uma pessoa ainda está desaparecida na região.
🛑 شدید گرمی کے باعث لوکلائزڈ ڈیویلپمنٹ، حیدر آباد میں ⚡⚡ بارش جبکہ کوٹری میں طوفانی بارش، شہر قائد والے گرمی جھیلتے ہوئے.. pic.twitter.com/AhKLM8S2t2
— PakWeather.com (@Pak_Weather) May 28, 2025
No fim de semana, tempestades que atingiram o país já haviam matado 14 pessoas e deixado mais de 100 feridos, de acordo com o balanço da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres. O Paquistão tem enfrentado eventos climáticos extremos com frequência cada vez maior, fenômeno atribuído ao avanço das mudanças climáticas causadas pela ação humana.
Continua após a publicidade
At least 19 killed and over 90 injured as severe weather, including strong winds and hailstorms, lashed several districts across #Pakistan#Storm #Flood #Hail #Asia #Flashflood #Rain #Wind #Climate #Weather #Viral pic.twitter.com/M5padWiwXu
— Earth42morrow (@Earth42morrow) May 26, 2025
+ Após cessar-fogo, Índia diz que operação militar contra Paquistão só foi ‘pausada’
Onda de calor
Segundo o órgão de gestão de desastres, a previsão é de que as chuvas continuem afetando as regiões norte e central do país até o próximo sábado, 31. O cenário é agravado por uma onda de calor fora de época: as temperaturas chegaram a 46,5°C em partes do Punjab, um nível próximo dos recordes históricos.
O calor extremo forçou o fechamento antecipado das escolas em Punjab e na província do sudoeste do Baluchistão, onde as férias de verão começaram mais cedo. Tradicionalmente, o verão paquistanês se inicia em junho, mas episódios de temperaturas elevadas em abril e maio têm se tornado cada vez mais comuns, reforçando o alerta sobre os impactos da crise climática no sul da Ásia.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Deixe um comentário