
Continua após publicidade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta terça-feira, 28 a construção de um escudo antimísseis similar ao “Domo de Ferro”, utilizado por Israel para interceptar foguetes. A medida foi confirmada durante assinatura de uma série de decretos relacionados à Defesa, incluindo a proibição de pessoas trans nas Forças Armadas.
“Precisamos começar imediatamente a construção de um escudo de defesa antimísseis de última geração, o Domo de Ferro”, disse o republicano a congressistas na Flórida.
+ Trump assina decreto para banir pessoas trans das Forças Armadas dos EUA
Poucas horas antes da assinatura, o recém-empossado secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, disse que o sistema seria uma expansão significativa da capacidade de proteção nacional. O sistema seria projetado para proteger contra uma variedade de mísseis balísticos, hipersônicos e de cruzeiro.
Continua após a publicidade
O modelo usado como exemplo, o “Domo de Ferro” israelense, foi colocado em serviço pela primeira vez em 2011, projetado para deter foguetes de curto alcance e artilharia como os disparados de Gaza. Dois sistemas separados, conhecidos como David’s Sling e Arrow, são projetados para ameaças de médio e longo alcance, incluindo aviões, drones, foguetes e mísseis.
O Domo de Ferro depende de um sistema de radar e análise para determinar se um foguete que se aproxima é uma ameaça, disparando um interceptador apenas se detectar perigo em área povoada ou infraestrutura importante.
Os interceptores, que são disparados verticalmente de unidades móveis ou de um local de lançamento estático, são projetados para detonar o foguete no ar, produzindo explosões no céu. Oficiais israelenses e empresas de defesa dizem que o sistema impediu milhares de foguetes e artilharia de atingirem seus alvos, com uma taxa de sucesso de mais de 90%.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Deixe um comentário