quarta-feira , 19 março 2025
    Internacional

    Trump reage e anuncia tarifas a produtos da Colômbia após recusa de deportados

    trump-reage-e-anuncia-tarifas-a-produtos-da-colombia-apos-recusa-de-deportados
    US President Donald Trump signs an executive order on the US withdrawal from WHO (World Health Organization) in the Oval Office of the WHite House in Washington, DC, on January 20, 2025. (Photo by Jim WATSON / POOL / AFP)
    Endurecimento das medidas de deportação a imigrantes ilegais, uma das bandeiras de campanha do presidente Donald Trump, têm assustado brasileiros no país (Jim Watson/AFP)

    Continua após publicidade

    Depois do governo da Colômbia recusar a entrada de dois aviões norte-americanos que deportavam imigrantes ao país, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou retaliações à gestão do presidente de Gustavo Petro neste domingo (26). O republicano prometeu impor tarifas aos produtos colombianos que entrarem nos EUA em resposta ao fato de o país negar receber os voos com os imigrantes ilegais que tinham sido expulsos.

    O anúncio de Trump foi feito em uma publicação feita na rede social Truth Social. Nela, o presidente americano afirmou que a decisão do governo da Colômbia colocou em risco a segurança nacional dos americanos. “Essas medicas são apenas o começo. Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais em relação à aceitação e retorno dos criminosos que eles forçaram a entrar nos EUA, disse Trump no post. Segundo o presidente, o governo dos EUA vai aplicar tarifas de 25% sobre todos os produtos da Colômbia que entrarem no país.

    Trump afirmou também que vai proibir viagens e realizar revogações imediatas de vistos para autoridades da Colômbia, seus aliados e apoiadores. O governo americano também vai aplicar sanções para integrantes de partidos colombianos, além de prometer inspeções mais rigorosas na alfândega em regiões de fronteira.

    “Migrante não é criminoso”

    Neste domingo, Petro disse ter recusado a entrada dos aviões americanos com os deportados, porque os migrantes não estavam sendo transportados com dignidade. “Um migrante não é um criminoso e deve ser tratado com dignidade que um ser humano merece. Por isso, mandei de volta os aviões americanos que estavam transportando migrantes colombianos”, escreveu o presidente da Colômbia em uma rede social.

    A Colômbia não foi o único pais a recusar o recebimento de aviões com deportados. Na sexta-feira, o governo mexicano também barrou a entrada de uma aeronave militar dos EUA no México, sem dar explicações sobre a decisão. Em nota enviada à agência de notícias Reuters, o Ministério de Relações Exteriores do México informou que ter “um relacionamento muito bom” com os EUA e que “quando se trata de repatriações, sempre aceitaremos a chegada de mexicanos ao nosso território de braços abertos”.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    por-que-a-crimeia-e-cobicada-pela-russia-e-pela-ucrania?
    Internacional

    Por que a Crimeia é cobiçada pela Rússia e pela Ucrânia?

    Ponte de ligação entre Crimeia e território russo. 14/03/2018 (Mikhail Svetlov/Getty Images) Continua...

    alemanha-aprova-reforma-e-aumenta-gastos-com-defesa-em-meio-a-‘guerra-de-putin’
    Internacional

    Alemanha aprova reforma e aumenta gastos com Defesa em meio à ‘guerra de Putin’

    O primeiro-ministro eleito da Alemanha, Friedrich Merz. 18/03/2025 (Maja Hitij/Getty Images) Continua após...

    policia-da-franca-expulsa-centenas-de-imigrantes-que-se-abrigavam-em-teatro-em-paris
    Internacional

    Polícia da França expulsa centenas de imigrantes que se abrigavam em teatro em Paris

    Manifestantes protestam contra operação da polícia de Paris para despejar imigrantes do...

    hutis-lancam-terceiro-ataque-em-48h-a-navios-dos-eua-em-meio-a-crise-em-gaza
    Internacional

    Hutis lançam terceiro ataque em 48h a navios dos EUA em meio a crise em Gaza

    Rebeldes houthis no Iêmen (Mohammed Hamoud/Getty Images) Continua após publicidade Os rebeldes hutis...