segunda-feira , 17 março 2025
    Economia

    “Vitória da oposição e dos produtores”, diz deputada sobre fim do carimbo em ovos

    “vitoria-da-oposicao-e-dos-produtores”,-diz-deputada-sobre-fim-do-carimbo-em-ovos

    Após pressão da Minoria e da oposição, governo recua e suspende exigência de carimbo em cascas de ovos. (Foto: Izac Tomaz)

    A líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Caroline De Toni (PL-SC), celebrou a revogação da medida que exigia carimbos com data de validade nas cascas de ovos à granel. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (28) com a publicação da Portaria 1.179/2024 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que anulou a obrigação imposta anteriormente.

    Segundo a deputada, a revogação ocorre após uma intensa pressão de parlamentares e produtores rurais. “Além de inviável para muitos produtores, essa regra aumentaria os custos, que acabariam pesando ainda mais no bolso do consumidor. A revogação é uma vitória para todos que denunciaram e se manifestaram contrários: Minoria, oposição, produtores e, principalmente, o povo brasileiro”, afirmou a parlamentar.

    A medida vinha sendo alvo de duras críticas por parte do setor produtivo e de parlamentares da oposição, que apontavam o aumento de custos e a inviabilidade técnica para pequenos e médios produtores. A deputada Carol De Ton apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 105/2025, que visava sustar a norma.

    Na semana passada, o governo havia anunciado que iria prorrogar o prazo da portaria que obrigava a identificação individual em ovos vendidos a granel. A medida começaria a valer a partir de 4 de março, mas foi ampliado para 4 de setembro deste ano.

    Nesta sexta (28), o Ministério da Agricultura decidiu eliminar a exigência para os ovos vendidos à granel, mas manteve as demais regras da portaria que regulamenta os procedimentos em granjas e a uniformização da nomenclatura.

    A revogação da exigência foi bem recebida por entidades do setor agropecuário, que argumentavam que a obrigatoriedade de carimbos nas cascas dos ovos seria onerosa e tecnicamente difícil de implementar em larga escala. Para os produtores, a decisão representa um alívio em meio a um cenário de custos elevados e burocracia crescente no setor.

    A deputada reforçou ainda o compromisso da Minoria em barrar medidas que considera prejudiciais e em fiscalizar as ações do governo federal. “Esse governo tem sido uma pedra no sapato dos brasileiros que trabalham e produzem. Não permitiremos que absurdos como esse avancem e prejudiquem ainda mais a população”, concluiu.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    mercado-projeta-leve-queda-da-inflacao-para-o-ano-e-alta-nos-proximos
    Economia

    Mercado projeta leve queda da inflação para o ano e alta nos próximos

    Relatório Focus Por Guilherme Grandi 17/03/2025 às 09:35 Atualizado em 17/03/2025 às...

    apesar-de-pressao-do-governo,-bc-tende-a-subir-os-juros-nesta-semana.-e-depois?
    Economia

    Apesar de pressão do governo, BC tende a subir os juros nesta semana. E depois?

    Política Monetária Apesar de pressão do governo, BC tende a subir os...

    quais-aeroportos-a-ccr-pretende-vender
    Economia

    Quais aeroportos a CCR pretende vender

    Confins foi a primeira concessão aeroportuária da CCR no Brasil. (Foto: Divulgação/BH...

    dois-estados-vizinhos-devem-liderar-o-crescimento-do-pib-no-brasil-em-2025
    Economia

    Dois estados vizinhos devem liderar o crescimento do PIB no Brasil em 2025

    Atividade econômica Dois estados vizinhos devem liderar o crescimento do PIB no...